CNPA

CNPA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PESCADORES E AQUICULTORES

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A FEPESE AVANÇA A CADA DIA E A META É "DUZENTOS ANOS EM DOIS"

ORGULHO DE SER PESCADOR POR UM SERGIPE MELHOR.
 A FEPESE tem buscado projetos e programas para beneficiar e fortalecer a comunidade de pescadores, dessa vez, atuou junto com a Capitania do Portos de Sergipe onde foi apresentado o apoio para ministrar cursos para a nossa comunidade, exemplo disso, esta semana, fizemos juntos inúmeras visitas as colônias, apresentando os cursos aprovados e expuseram sobre a necessidade de legalização de diversas atividades informando que fiscalizações são rotineiras e é necessários que os profissionais pescadores estejam habilitados para não sofrer sanções e punições, além desses alguns cursos se destinam àquelas pessoas que pretendem ser marinheiros comerciais, como o curso de “Moço de Convés”, sempre explanando Cap. Tenente Vieira e Tenente Pereira.
O TENENTE PEREIRA, A PRESIDENTE DA COLÔNIA Z - 21 CONCEIÇÃO E O PRESIDENTE DA FEPESE,  JOSÉ MARCOS.
Em Poço Redondo Z 21 a presidente Conceição recebeu as primeiras palestras que também alcançavam mais que os pescadores, mostrando a necessidade de habilitações, esclareceu-se que sendo fortalecido enfrentaremos sempre a fiscalização e a palestra transcorreu como planejado e muitos esclarecimentos foram feitos.
O TENENTE PEREIRA E O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ MARCOS, NA ILHA DO OURO E A LANCHA ESCOLA PARA OS PESCADORES.
O Presidente José Luiz da Z19 de Porto da Folha, nos recebeu e fomos até a ilha do Ouro e quando chegamos lá observamos um barco escola que fortalece a ideia do nosso projeto da escola para os pescadores.
Em Gararu, com Guido na Z18, tivemos que fazer duas reuniões para contemplar todos os interesses com as explanações e questionamentos feitos pelos pescadores que solicitaram cursos para aquela região na presença de centenas de pescadores.
No dia seguinte, já em São Cristóvão na Z-2, Sr. Vitor encheu a casa com aproximadamente com mais de cem pessoas naquele momento a Marinha orientou, que fará cursos, mas avisa que virá fiscalização em breve e será feita por outros marinheiros, por isso a necessidade de se legalizar, fazendo cursos e mais que tudo. Mostrando que devemos avançar haverá curso de sexta série para baixo
Seguimos para Itaporanga, Z9 depois e conversado com Suzanete  demonstrou o interesse em participar do ciclo dos cursos e solicitou que também fosse feito lá na sua comunidade, desde já, tentaremos fazer essa junção e pedidos a Marinha.

Em Indiaroba, Z11, além de Carlinhos que é o Presidente, o Prefeito da Cidade também foi nos recepcionar e se colocou inteiramente a disposição, colocando facilitadores para nossa comunidade de pescadores, dando e reconhecendo o direito, foi mostrado uma pescadora que havia construído um fogão de lenha para tratamento dos mariscos pescados e depois da visita à Secretaria do Meio Ambiente que disse autorizar, desde que não atinja a natureza.

A Marinha informou que as inscrições do curso de MarinheiroAuxiliar de Convés acontecerá em terra caída se encerrará em 10/03, com inscrições para a seleção pela Marinha.
FEDERAÇÃO DOS PESCADORES DO ESTADO DE SERGIPE - FEPESE. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário