CNPA

CNPA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PESCADORES E AQUICULTORES

quarta-feira, 26 de março de 2014

FEPESE, IBAMA E OUTROS ORGÃOS, SE MOBILIZAM EM DEFESA DOS PEIXES OVADOS DEPOIS DO DEFESO DA ESPÉCIES, EM PRÓPRIA.

"OS PESCADORES E PESCADORES JUNTO COM A FEPESE EM BUSCA DE SOLUÇÕES"
REUNIÃO EM DEFESA DOS PEIXES OVADOS, DO BAIXO DO SÃO FRANCISCO EM PRÓPRIA.
O Presidente da FEPESE, José Marcos e os Presidentes das Colônias de Pescadores do Baixo do São Francisco, estão muito preocupados com os peixes ovados depois do defeso, muitas espécies estão sendo capturadas ainda ovadas.

Diante da situação preocupante, foi realizada uma reunião na manha do dia 25 de março de 2014, na sede da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Própria, uma reunião sobre a organização das Colônias e a Fepese, com os órgãos estadual, federal e Municipal, no sentido de discutir e encontrar soluções para os problemas com os peixes ovados.
 É muito comum ocorrer a captura desses peixes, ovados, que agradam os consumidores, nessa época do ano. A fiscalização tem que ser  feita na região do Baixo do São Francisco e em outras regiões, também  em rios e riachos, onde ocorre o fenômeno da piracema para desova e reprodução das espécies de água doce.
 
O Superintendente Federal do IBAMA em Sergipe, Dr. Rezende, na reunião admitiu que o problemas existe, portanto ele salientou que o órgãos precisa de um relatório técnico para tomar as devidas providências. A legislação federal prevê apreensão dos utensílios, do pescado e prisão dos infratores, e os fiscais  seguem a legislação ao rigor.

O Presidente da Fepese, José marcos, falou da preocupação dos Presidentes das Colônias e dos Pescadores com os peixes ovados depois da piracema, e Presidente da Colônia de Pescadores da Cidade de Neópolis, Dadinho, apresentou diversas propostas para sanar os problemas e outros Presidentes também apresentaram propostas que foram colocadas em pautas na reunião.
Participaram da reunião: O Presidente da Fepese, José marcos, o Presidente da Colônia dos Pescadores da cidade de Neópolis e vereador, Dadinho, o Superintendente  Federal do IBAMA em Sergipe, Dr. Rezende, A Engenheira de Pesca da CODESVAF, Dra. Ana Helena e o Engenheiro Químico, Marcos, o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Marcos Graça, o Representante do Superintendente da Pesca em Sergipe, Anderson Almeida, o Gerente Regional da EMDAGRO, Paulo Roberto Barbosa, o Presidente da Colônia de Telha, João Alves, o Assessor Jurídico da FEPESE, Dr. Erhard,  o Membro da Fepese Batista, e na organização do Evento Givaldo Silva.
 
No final da reunião, ficou definido de se formar um Comitê da pesca na região e a marcação de outra reunião posteriormente, na opinião do Presidente da FEPESE, a reunião foi muito importante e produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário