CNPA

CNPA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PESCADORES E AQUICULTORES

terça-feira, 6 de maio de 2014

PROJETO AMBIENTAL AMIGOS DO RIO SÃO FRANCISCO, DA COLÔNIA Z - 8 VISA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO.

 A COLÔNIA DE PESCADORES Z 8, FILIADA A FEPESE, ATRAVÉS DA PRESIDENTE DILMA DA SILVA, FAZ UM TRABALHO EXEMPLAR DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
 
A Importância do Rio São Francisco no contexto sócio-econômico, ambiental e cultural da região fez nascer um projeto que ganhou a confiança e a credibilidade dos pescadores e pescadoras da Região do São Francisco e pelos órgãos ambientais

O município de Própria, banhado pelo Rio São Francisco. Em razão disto e com o intuito de preservar o rio e a cultura do povo que sobrevive do rio, nasceu o projeto “AMIGOS DO RIO SÃO FRANCISCO”, que só foi possível sua implantação graças ao trabalho da Colônia de Pescadores Z - 8 de Própria, que tem como Presidente a Senhora Dilma da Silva,  e conta com o apoio dos Pescadores e pescadoras que são amigos e voluntários do Projeto.
O Problema
PRESIDENTE DA COLÔNIA DE
PESCADORES Z - 8 DILMA DA SILVA.
O São Francisco  situa-se em região submetida a impactos ambientais variados ao longo de sua ocupação: em muitos pontos, reconhecem-se sinais de desequilíbrio decorrentes do manejo descuidado de domínios frágeis, com danos visíveis aos solos e às águas. Ambos representam componentes essenciais à manutenção dos ecossistemas e à qualidade de vida das populações e, por isso, merecem uma atenção e uma  consideração especial.
Os problemas constatados não decorrem apenas de processos naturais, como, por exemplo, a degradação rápida do Rio e os problemas ambientais refletem principalmente, o uso e a ocupação do solo, no passado e no presente, que levaram à perda de grande parte da mata ciliar, implicando em erosão das margens e assoreamento, com consequentes alargamentos do leito e diminuição da profundidade média, o que interfere nas comunidades aquáticas e no regime de cheias.
O Projeto 
O desenvolvimento do Projeto “AMIGOS DO RIO SÃO FRANCISCO DA COLÔNIA DE PESCADORES Z - 8” nasceu da necessidade de tomar medidas urgentes para recuperar áreas degradadas e de APPs ao longo  do município de Própria. O projeto propõe-se também despertar a consciência da sociedade local para a questão ambiental, dando subsídios para que providências sejam tomadas, visando à recuperação e conservação dos recursos naturais de forma sustentável, principalmente a água, recurso finito, que ainda existe em quantidade e qualidade na região.
O Rio
Um dos rios da região responsável pelo sustento tanto cultural quanto econômico é o São Francisco, que banha a cidade de Propriá, entre outras localidades. O rio que conta com uma grande vazão. Com um volume tão expressivo, não poderia deixar de ser notado o seu potencial energético e este não ser aproveitado, pois a região onde se insere vem apresentando um crescimento de demanda energética. Enfim, todo este potencial tende a se esgotar, e em pouco tempo, se não forem tomadas às devidas precauções ambientais. Estas que podem e/ou devem estar conciliadas a programas sociais, que vão agir de modo efetivo e eficaz em beneficio das localidades, e, comunidades ribeirinhas, mas que refletirá de modo mais abrangente chegando a nível nacional.
 
 

2 comentários:

  1. Como é bom sermos reconhecidas, transparecermos nossa competência enquanto profissionais comprometidas com a Colônia Z-8 e com o desenvolvimento do mesmo. Parabéns a todos nós, que produzimos e executamos o projeto "Amigo do Rio São Francisco (Assistentes Sociais, Presidente da Colônia e Associados). Ressaltando que toda população de Propriá/Se e o Meio Ambiente, ganhou e ganha com cada etapa de execução do projeto!

    ResponderExcluir
  2. A colônia de Pescadores Z-08, diante das inúmeras dificuldades tanto por parte de apoio do poder público e/ou órgãos parceiros, vem demonstrando o seu comprometimento com os associados e a população ribeirnha no que tange as questões sócio-ambiental. Nós Assistente Social, Pescadores, e a presidente da Colônia Dilma sabemos perfeitamente a importância da execução desta ação para o pescador e a população de um modo geral. Parabéns à FEPESE pela publicação e a Colônia Z-08 pela iniciativa.

    ResponderExcluir