CNPA

CNPA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PESCADORES E AQUICULTORES

sexta-feira, 6 de junho de 2014

PESCADORES DE LARANJEIRAS COLETAM RESIDUOS NO RIO COTINGUIBA, NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DA PESCA, A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, A FEPESE E A COLÔNIA DE PESCADORES DE LARANJEIRAS FIZERAM PARTE DA LIMPEZA VISUAL DO RIO.
UMA GRANDE QUANTIDADE DE LIXO FOI RETIRADO DO RIO COTINGUIBA, NA FOTO: O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PESCA, JOSÉ CARLOS "SOBÒ", O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ MARCOS, A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, INDÚSTRIA E COMÊRCIO, EMANUELA DE SANTANA, O SOAMARINO GIVALDO SILVA E O FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA.
Sacos e mais sacos de resíduos retirados das águas do rio Cotinguiba e de encostas próximas mostram que ainda há muito por fazer quando o assunto é consciência ecológica. Quem vive de forma mais direta com esse ambiente sabe o quanto é importante a participação de cada um nesse processo, por isso, os pescadores e pescadoras de Laranjeiras, com o apoio da Secretaria Municipal da pesca, A secretaria Municipal de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, a FEPESE e a Colônia de Pescadores Z 17, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 06 de junho, para realizar uma grande limpeza. A ação marcou a comemoração  da Semana do Meio Ambiente em Laranjeiras, numa parceria muito organizada com os participantes. A limpeza visual no rio cotinguiba começou no Povoado Quintalé até a Ponte da “Matança” nas proximidades do Campo de Futebol. E a coleta contou com ajuda de barcos para retirar lixo que se acumula nas águas do rio

De objetos pequenos, como sacolas plásticas, até pneus e grandes placas de metal oxidadas pelo tempo, foram achados durante a coleta que durou toda a manhã. Parte da equipe ficou em solo buscando os resíduos nas encostas, enquanto outra parte seguiu em embarcações pelo rio.

Uma jovem que estava no barco que transportava o Presidente da FEPESE e o Secretário Municipal da Pesca de Laranjeiras, sente em seu cotidiano o reflexo da falta de consciência ecológica de muita gente.
O Secretário Municipal da pesca, José Carlos "SOBÒ" e o Presidente da FEPESE, José Marcos, fazendo parte do trabalho de recolhimento dos resíduos.
Mudança de comportamento

Para o Presidente da FEPESE, José Marcos Menezes, a iniciativa foi muito boa e ação visou atingir não apenas os pescadores, mas toda a sociedade. Ele destacou que essa consciência deve ser incorporada à rotina de cada cidadão. "É muito importante estes tipos de iniciativa  porque demonstra a preocupação não apenas dessas pessoas que precisam, vivem dos recursos que o rio oferece, mas mostra à sociedade que não é apenas durante a Semana do Meio Ambiente que existe a preocupação da conservação dos nossos rios no ", diz ao explicar que o trabalho de educação ambiental só traz efeitos quando feito de maneira sistemática. Plásticos e metais foram produtos mais encontrados durante coleta

Os Pescadores e Pescadoras precisam trazer a responsabilidade para si porque, ao mesmo tempo que a eles  geram o resíduo, tem que ser responsáveis também para dar a destinação correta a esse resíduo. para a Fepese,  planejando uma segunda etapa, na qual pode se  ampliar os coletores de lixo nas praças e é preciso que a população ajude na destinação correta do lixo, nem que seja aquele papel de bala, que o coloque no bolso para jogar próximo à lixeirinha que encontrar. Cada um tem que fazer a sua parte.
VEJA AS FOTOS DOS TRABALHOS DOS PESCADORES E PESCADORAS E AS EQUIPES: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário