CNPA

CNPA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PESCADORES E AQUICULTORES

segunda-feira, 31 de março de 2014

PRESIDENTE DA COLÔNIA PESCADORES Z - 1 HAMILTON JOÃO FALA NO 1º ENCONTRO DO PLANO SAFRA EM SERGIPE.

Na manhã de quinta-feira (27), a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura (MPA) promoveu o I Encontro do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, em Sergipe, para fazer o lançamento em Sergipe e o balanço parcial desta iniciativa, considerada um “divisor de águas” para o setor de pescado nacional. 
O Presidente da Colônia dos Pescadores Z-01, Hamilton João, usou da palavra e falou das dificuldades dos pescadores adquirirem créditos nas agencias bancarias entre outros assuntos. 

PRESIDENTE DA FEPESE PARTICIPA DA FESTA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES DE PEDRA BRANCA.

O Sec. Municipal de Pesca, Sobó, O Prefeito da Cidade de Laranjeiras, Juca de Bala, o Presidente da FEPESE, José Marcos, o Soamarino Givaldo Silva e o Líder comunitário de Pedra Branca, Manoel Carlos.

O tradicional, o religioso , cultural e o profano levaram a orla do povoado Pedra Branca na cidade Laranjeiras, no último domingo dia 30, milhares de pessoas.
O Sec. da Pesca Sobó e o Pres. da FEPESE
José Marcos

O Presidente do FEPESE, José Marcos, o Soamarino Givaldo Silva e sua comitiva, foram recepcionados pelo Secretário Municipal da Pesca, José Carlos dos Santos (popularmente conhecido por Sobó), e pelo Presidente da Colônia dos pescadores Z-14, de Laranjeiras, Senhor Afonso. em um dos maiores eventos do interior de Sergipe transcorreu como os bons ventos que sempre guiaram os navegantes do velho “do Rio cotinguiba e rio Sergipe”.


O Presidente da FEPESE, José
marcos e o Presidente da Colônia
Z - 14, Senhor Afonso.

No religioso, o destaque foi a brilhante e garbosa procissão secular que percorreu o caminho das águas do Rio Sergipe. O Padre Renato também abrilhantou a festa, exaltando o sagrado, com belas canções que falam de amor , paz e devoção, embebecendo os fiéis católicos.

Na parte cultural, destaca-se as presenças das bandas, de sucessos atuais. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Laranjeiras, da Colônia dos Pescadores Z-14, da Polícia Militar de Sergipe, além das secretárias municipais daquela cidade.
A Procissão de Bom Jesus dos Navegantes, no povoado Pedra Branca, com muitos devotos.

sábado, 29 de março de 2014

MINISTRO DEFENDE PARTICIPAÇÃO DO SETOR PESQUEIRO NO PLANO DE COMBATE Á PESCA ILEGAL


O ministro da pesca e aquicultura, Eduardo Lopes, defendeu hoje (28), no Rio de Janeiro, a união do setor pesqueiro em torno do Plano Nacional de Combate à Pesca Ilegal. Ele participou da abertura do primeiro Seminário Regional sobre o programa e garantiu aos representantes dos armadores, indústrias e pescadores presentes que haverá um amplo trabalho de orientação e licenciamento antes do início da ação de fiscalização propriamente dita.

A repressão à pesca ilegal é a principal preocupação do setor pesqueiro, que reivindica a revisão os licenciamentos nas mais variadas modalidades de captura. “Precisamos de iniciativas para regularizar a frota. Esse precedente é importante, antecedendo a questão da fiscalização. O setor pesqueiro sabe que houve uma tolerância muito grande ao longo do tempo e que por isso a regularização é fundamental”, argumentou o presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, José Maria Pugas .

O presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado, Leonardo Torres, defendeu a implementação do plano. “Sou favorável à fiscalização desde que era criança. Nunca gostei de abusos. Mas creio que é preciso primeiro prevenir os armadores e pescadores para que eles possam colocar as suas embarcações em dia. E, depois disso, em caso de irregularidade, puni-los da melhor maneira possível”, comentou.

O ministro Eduardo Lopes acrescentou que o combate à pesca ilegal pode garantir o futuro da peca no Brasil. Ele lembrou que, atualmente, a FAO/ONU acredita que até 1/5 da pesca no mundo é irregular ou não declarada e que, a partir disso, todo o planejamento do setor pode estar comprometido. O plano brasileiro para combater o problema é o primeiro da América a articular todo o setor e todos os órgãos de governo com alguma relação com a pesca. “O plano envolve todos os atores do governo não somente para fiscalizar, mas para fazer ações como as que estamos realizando hoje, que é orientar e debater o assunto. Vamos trabalhar muito na orientação do setor, reorganizar o licenciamento das embarcações e só depois agir recolhendo os barcos flagrados em áreas e pescarias irregulares”, destacou.

FONTE: http://www.mpa.gov.br

sexta-feira, 28 de março de 2014

PRESIDENTE DA FEPESE E DAS COLÔNIAS E ASSSOCIAÇÕES DE PESCADORES PARTICIPARAM DO 1º ENCONTRO DO PLANO SAFRA DA PESCA E AQUICULTURA. VEJA VÍDEO!


O ENCONTRO FOI PROMOVIDO PELO MPA-SE, NO ESTADO DE SERGIPE.

Em outubro de 2012, há cerca de um ano e três meses, a presidente Dilma lançou o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, com recursos de R$ 4,1 bilhões e o objetivo de levar o Brasil a produzir 2 milhões de toneladas até o final de 2014. Na manhã de quinta-feira (27), a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura (MPA) promoveu o I Encontro do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, em Sergipe, para fazer o lançamento em Sergipe e o balanço parcial desta iniciativa, considerada um “divisor de águas” para o setor de pescado nacional. 

Presidente da FEPESE. JOSÉ
MARCOS E O SUP. DO MPA
Dr. ERIBERTO
Segundo dados do Ministro da Pesca o setor tem sido dinâmico, tanto na esfera da produção quanto do consumo. Segundo ele, a produção brasileira atual já é da ordem de 2,5 milhões de toneladas anuais e a população já consome, em média, 14,5 quilos por habitante/ano, quantidade muito superior do que há poucos anos. Também em poucos anos, recordou, o número de aquicultores cadastrados no MPA se ampliou em 460% e o de embarcações beneficiadas por programa de óleo diesel cresceu em 280%, sobretudo com a maior presença de pescadores artesanais.

O encontro em Sergipe discutiu alternativas para facilitar o crédito ao pescador artesanal, que pelas regras atuais não tem condições, muitas vezes, de atender às exigências bancárias. Até o momento, os estado que menos teve direito aos recursos do Plano Safra foram SERGIPE e ALAGOAS
Desempenho

O diretor do Departamento de Fomento do MPA, Sebastião Saldanha, apresentou o andamento de 12 das 25 metas do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que devem ser atingidas, conforme o planejado, até o final desse ano. Uma das metas foi simplificar o licenciamento ambiental para a aquicultura, de forma a tornar ágil a implantação de projetos. 

Na área da aquicultura continental se encontram adiantados os projetos de parques aquícolas em sete dos nove previstos. Dos parques marinhos ainda faltam quatro dos cinco programados. Uma boa notícia ocorreu na área de pesquisa e desenvolvimento do pescado. Até o momento já foram financiados, conforme o CNPq, 86 projetos, 11 a mais do que o previsto.
Oportunidade
O Presidente da FEPESE, José Marcos, falou da importância do Plano Safra, mais lamentou muito o atraso para o mesmo chegar até o estão  de Sergipe. E ainda afirmou d que a Federação dos Pescadores de Sergipe, encaminhou um expediente para o Ministro da Pesca e Aquicultura, a mais de um ano reivindicando a Implantação do Plano Safra no Estado de Sergipe, e na oportunidade parabenizou o esforço do Superitendente da Pesca e Aquicultura, Dr. Eriberto, por viabilizar o 1º ENCONTRO REGIONAL DO PLANO SAFRA NO ESTADO DE SERGIPE. 

O Presidente da Fepese e os Presidentes de Colônias e Associações,  defenderam a concessão de crédito aos pequenos produtores, como uma grande oportunidade para os bancos e para as seguradoras de crédito. O setor financeiro precisa encontrar formas criativas de se ajustar ao perfil e à realidade dos pescadores e aquicultores Sergipanos.

Outra medida discutida no encontro foi a inserção de máquinas e equipamentos destinados à pesca e aquicultura no cadastro da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAC). 

quarta-feira, 26 de março de 2014

FEPESE, IBAMA E OUTROS ORGÃOS, SE MOBILIZAM EM DEFESA DOS PEIXES OVADOS DEPOIS DO DEFESO DA ESPÉCIES, EM PRÓPRIA.

"OS PESCADORES E PESCADORES JUNTO COM A FEPESE EM BUSCA DE SOLUÇÕES"
REUNIÃO EM DEFESA DOS PEIXES OVADOS, DO BAIXO DO SÃO FRANCISCO EM PRÓPRIA.
O Presidente da FEPESE, José Marcos e os Presidentes das Colônias de Pescadores do Baixo do São Francisco, estão muito preocupados com os peixes ovados depois do defeso, muitas espécies estão sendo capturadas ainda ovadas.

Diante da situação preocupante, foi realizada uma reunião na manha do dia 25 de março de 2014, na sede da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Própria, uma reunião sobre a organização das Colônias e a Fepese, com os órgãos estadual, federal e Municipal, no sentido de discutir e encontrar soluções para os problemas com os peixes ovados.
 É muito comum ocorrer a captura desses peixes, ovados, que agradam os consumidores, nessa época do ano. A fiscalização tem que ser  feita na região do Baixo do São Francisco e em outras regiões, também  em rios e riachos, onde ocorre o fenômeno da piracema para desova e reprodução das espécies de água doce.
 
O Superintendente Federal do IBAMA em Sergipe, Dr. Rezende, na reunião admitiu que o problemas existe, portanto ele salientou que o órgãos precisa de um relatório técnico para tomar as devidas providências. A legislação federal prevê apreensão dos utensílios, do pescado e prisão dos infratores, e os fiscais  seguem a legislação ao rigor.

O Presidente da Fepese, José marcos, falou da preocupação dos Presidentes das Colônias e dos Pescadores com os peixes ovados depois da piracema, e Presidente da Colônia de Pescadores da Cidade de Neópolis, Dadinho, apresentou diversas propostas para sanar os problemas e outros Presidentes também apresentaram propostas que foram colocadas em pautas na reunião.
Participaram da reunião: O Presidente da Fepese, José marcos, o Presidente da Colônia dos Pescadores da cidade de Neópolis e vereador, Dadinho, o Superintendente  Federal do IBAMA em Sergipe, Dr. Rezende, A Engenheira de Pesca da CODESVAF, Dra. Ana Helena e o Engenheiro Químico, Marcos, o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Marcos Graça, o Representante do Superintendente da Pesca em Sergipe, Anderson Almeida, o Gerente Regional da EMDAGRO, Paulo Roberto Barbosa, o Presidente da Colônia de Telha, João Alves, o Assessor Jurídico da FEPESE, Dr. Erhard,  o Membro da Fepese Batista, e na organização do Evento Givaldo Silva.
 
No final da reunião, ficou definido de se formar um Comitê da pesca na região e a marcação de outra reunião posteriormente, na opinião do Presidente da FEPESE, a reunião foi muito importante e produtiva.

segunda-feira, 24 de março de 2014

"MÃO DE DEUS' SALVA PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE DE UM ACIDENTE TRÁGICO EM ALAGOAS.

PODEM SE CONSIDERAR SALVOS POR UM "MILAGRE". PELO MENOS FOI ASSIM QUE FALARAM OS POLICIAIS FEDERAIS E OS BOMBEIROS DA EQUIPE DE RESGATE DO ÔNIBUS 1433 DA ALIANÇA TUR, COM 44 PESSOAS A BORDO. 
Passageiros pulando pelas janelas do ônibus, para se salvar da Morte.
A delegação composta pelo Presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Sergipe e Presidente das Colônias de Pescadores de Sergipe, sofreu um acidente automobilístico no último sábado, 22 de março de 2014, na BR - 101, na  cidade de Rio Largos no Estado de Alagoas, que resultou na muitas pessoas feridas com nenhuma porte, graças a Mão de Deus.
POLICIAIS  RODOVIÁRIOS FEDERAIS, AFIRMA QUE FOI UM MILAGRE O ÔNIBUS NÃO CAIR NO PENHASCO, MUTAS MORTES JÁ ACONTECERAM NO LOCAL.
Os Pescadores e pescadoras estavam retornando do Rio Grande do Norte,  num ônibus fretado rumo à cidade de Aracaju - Sergipe, onde participaram do "V GRITO DA PESCA" na cidade do Rio Grande do Norte, entre os passageiros estavam o Presidente da Fepese, José marcos, o Soamarino Givaldo Silva, os Presidentes de diversas colônias de Pescadores e representantes de colônias das pescadores no total de 42 passageiros. .
OS SOBREVIVENTES DO ÔNIBUS 1433, DA ALIANÇA TUR, NA RODOVIA DA MORTE, NA CIDADE DE RIO LARGOS EM ALAGOAS.
O acidente teria aconteceu por volta das 3h30min, quando o motorista perdeu a direção e  perdeu o controle do veículo, que caiu ficou pendurado numa ribanceira. Graças a Deus não houve vítimas fatais, duas  pessoas tiveram ferimentos graves feridas, e atendidas nos hospitais das cidades próximas e outra foi ransferida para um hospital em Salvador - Bahia.
Ônibus foi seguro pela "Mão de Deus" na ribancheira, 
As vítimas em situação mais delicada passaram por cirurgias de emergência no Hospital Regional. Na hora em que o ônibus da Aliança TUR, ficou pendurado na Ribanceira, todos os passageiros escaparam da morte pelas janelas de emergência, o motorista ficou preso nas ferragens e foi retirado pelos passageiros.
NA MADRUGADA DO SÁBADO PASSAGEIROS DO ÔNIBUS 1433, DESESPERADOS PARA SOCORRER OS FERIDOS DO ACIDENTE.
"Todos estavam em pânico dentro do ÔNIBUS", revelou o passageiro Givaldo Silva. "todos andavam de um lado a outro em pânico, e ouvia uma voz dizer 'Não se preocupem, ninguém vai morrer'. Muita gente estava chorando", afirmou Givaldo Silva, que viajava com a delegação de pescadores e pescadoras, fazendo parte da assessoria da FEPESE.

domingo, 23 de março de 2014

PRESIDENTE DA FEPESE E DAS COLÔNIAS DE PESCADORES DE SERGIPE PARTICIPAM DO V GRITO DA PESCA E AQUICULTURA

É A FEPESE LUTANDO PELOS PESCADORES E PESCADORAS "BUSCANDO SOLUÇÕES"
A FEPESE SEMPRE EM DEFESA DOS PESCADORES.

O Presidente da FEPESE, José marcos, o Presidente da Confederação nacional do Pescadores, Abraão Lincoln e os presidentes da Colônias dos Pescadores de Sergipe
A FESTA DO V GRITO DA PESCA NA PRAIA DE CUNHAÚ, NO RIO GRANDE DO NORTE.
O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ MARCOS E A DELEGAÇÃO DOS PRESIDENTES DE COLÔNIA DE PESCADORES DE SERGIPE NO V GRITO DA PESCA NACIONAL.
O Presidente da Fepese, José Marcos,
a Presidente da Colônia de Santo Amaro
Denise e o Sup. Abrão. 
O Presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Sergipe, José Marcos e os Presidentes da Colônias de Pescadores de Sergipe, participaram, no ultimo sábado (22), no estado do Rio Grande do Norte do V Grito da Pesca e Aquicultura, realizado em Barra do Cunhaú, no município de Canguaretama. Um dos maiores eventos a nível nacional do pescadores do Brasil e contou com representações de 26 estados brasileiros e com a presença dos ministros da Pesca, Eduardo Lopes, e do Trabalho, Manoel Dias e do Ministro da Previdência, Senador Garibaldi Alves e do Presidente da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura.

o Presidente da Fepese, José Marcos e
o Ministro do Trabalho e emprego o
senhor Manoel Dias.
Durante a solenidade, Os Ministros que estavam presentes falaram sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos no País  e os que estão prestes a serem iniciados em beneficio dos pescadores e Pescadoras do Brasil. 

O Presidente da FEPESE, José Marcos e os Presidentes das Colônias de Pescadores de Sergipe, ficaram satisfeito, com o anuncio do Ministro Eduardo Alves, com a aprovação de todos os projetos que beneficiam os pescadores e pescadores, e ainda afirmou que agora a pesca Brasileira vai crescer com as oportunidades de emprego e renda, que é um projeto do governo federal. 

O ministro Eduardo Lopes assumiu o cargo na última semana, em substituição a Marcelo Crivella, e afirmou que irá trabalhar com foco no crescimento da produção e no plano Safra. 

No evento o  presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincoln, ressaltou que a categoria que conseguiu mais avanços junto ao Governo Federal foi a pesca e aquicultura brasileira, mas que o pescador e o empresário são conscientes que só se pode desenvolver a atividade com sustentabilidade.

O Sec, da Pesca de Laranjeiras, José Carlos, o Sobó, o Ministro da  Pesca, Eduardo Lopes, o presidente da FEPESE, josé Marcos e o Ministro da Previdência Social, Senador Garibaldi Alves.
O Presidente da FEPESE, José Marcos,  aproveitou a oportunidade para solicitar dos ministros presentes no evento benefícios  e projetos para os trabalhadores da pesca de Sergipe. 

O V Grito da Pesca e Aquicultura também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves; da deputada estadual, Gesane Marinho; da prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho; do presidente da Câmara Municipal de Canguaretama, além de presidentes de colônias de pescadores e de federações de Pesca de todo o Brasil.

quinta-feira, 20 de março de 2014

AMAZÔNIA AZUL E SEGURANÇA NO MAR FOI O TEMA DA PALESTRA DA MARINHA DO BRASIL PARA PESCADORES DA COLÔNIA Z-15..

Marinha do Brasil ministra palestra na Colônia de Pescadores Z-15 com o apoio da FEPESE.
Palestra no hotel Xingó, da marinha do Brasil, proferida pelo tenente Pereira

Dezenas de pescadores e pescadoras, participaram da "palestra sobre Amazônia Azul, segurança no Mar e dos cursos ofertados pela Marinha do Brasil" aconteceu  ontem quarta-feira (19), no auditório do Hotel XINGÒ, na cidade de Canindé do São Francisco - Sergipe. A palestra foi desenvolvida pela Marinha do Brasil em parceira com a Federação de Pescadores do Estado de Sergipe e a Colônia de Pescadores Z-15 da cidade de Canindé.

A palestra e visa despertar nos pescadores e pescadores e filhos de pescadores  o interesse pelos assuntos relacionados ao Poder Naval e Marítimo, Amazônia Azul e História Naval do Brasil, além de informar sobre procedimentos necessários para os ingressos nos cursos ofertados pela Marinha do Brasil para  à carreira naval. 
O Secretário da Colônia, Juarez, o membro da Colônia Carlito, o Presidente da FEPESE, José Marcos, A Engenheira de Pesca Fabiola, o Presidente da Colônia Z-15, Jamissom, O tenente Pereira, o Sargento Acioly e o Soamarino Givaldo Silva.
O evento que ocorreu pela primeira vez  na Cidade, contou com apresentação de palestra, filme e exposição sobre temas navais, ministrado pelo Tenente Pereira e o Sargento Acioly  da Capitania dos Portos de Sergipe. 

Para o Presidente da Colônia de Pescadores Z-15, Jamison, a palestra foi esclarecedora. “A presença da Marinha do Brasil em nossa cidade, com essa palestra muitos aprenderam que ela também ajuda a proteger nosso País e ainda presta atendimento em algumas regiões onde não tem núcleos da marinha por exemplo", disse o Presidente, que trabalhar firmemente pelos pescadores da sua cidade. 

O Presidente da Fepese, José Marcos, abriu o ciclo de palestras e agradeceu a Marinha doBrasil, em nome do Capitão dos Portos do estado de Sergipe, C.F PENONI, e também agradeceu o apoio do Presidente da Colônia Z-15,  e ao Secretário da Colônia Juarez e a presença de todos em nome de Carlito. Também participou do evento a Engenheira de Pesca, Fabiola e o SOAMARINO Givaldo Silva. 

E A MARINHA DO BRASIL JUNTO COM A FEPESE, TRABALHANDO POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA OS PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE.

PRESIDENTE DA FEPESE APOIA E FALA PARA OS ALUNOS DA TURMA "ZÉ PEIXE" DO CURSO DE MOÇO DE MAQUINAS "TURMA ZÉ PEIXE" E ENALTECE A MARINHA DO BRASIL E A COLÔNIA Z-7. VEJA NO VIDEO!


Na tarde de terça-feira(17/03,) foi realizada, na Capitania dos Portos de Sergipe, uma reunião entre o Presidente da FEPESE, José Marcos, O Presidente da Colônia de Pescadores Z-7. de Neópolis e Vereador, Dadinho o Soamarino Givaldo Silva com os alunos do Curso de Moço de Maquinas e também com a presença do Sub-oficial Adalberto e o Capitão Tenente Vieira.
Durante o encontro, os alunos receberam das mãos do Presidente da Fepese e do Presidente da Colônia de Pesca de Neópolis, uma ajuda financeira, a titulo de patrocínio para realização da formatura que acontecerá no dia 16 de abril de 2014, na quadra poliesportiva da Capitania dos Portos de Sergipe.
 
A TURMA "ZÉ PEIXE" DO CURSO DE MOÇO DE MAQUINAS DA CAPITANIA DOS PORTOS DE SERGIPE.
O representante da comissão destacou a importância do apoio da FEPESE e da Colônia de Pescadores para a realização da Formatura. "Temos que agradecer a FEPESE pelo o apoio para a realização de nossa formatura", disse. E lembrou também das dificuldades. “Encontrar patrocínio para a realização da formatura, são algumas dificuldades que nós alunos escolas encontram”, afirmou.
 
O Presidente da Federação dos Pescadores de Sergipe, parabenizou a Marinha do Brasil na pessoa do Capitão dos Portos de Sergipe, C.F PENONI e falou da importância do curso e parabenizou os alunos e também afirmou que a FEPESE, estará sempre a disposição para atender as demandas dos Profissionais do Mar do Estado de Sergipe.
O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ MARCOS, O REPRESENTANTE DA TURMA DO CURSO DE MOÇO DE CONVÉS E O PRESIDENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-7 E VEREADOR DE NEÓPOLIS, DADINHO.
O Presidente da Colônia e Vice-Presidente da FEPESE, também falou sobre o orgulho de está contribuindo com os alunos do Curso de Moço de Maquinas, do Curso promovido pela Capitania dos Portos de Sergipe, e se colocou a disposição de todos para eventuais apoio na formação de aquaviários.

terça-feira, 18 de março de 2014

SUPERINTENDENTE DO MPA PARTICIPA DO 1º ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE 2014.

O SUPERINTENDENTE FEDERAL DO MPA PARABENIZA O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ MARCOS, PELA REALIZAÇÃO DO EVENTO. VEJA O VIDEO.


USARAM DA PALAVRA O VICE-PRESIDENTE DA FEPESE E PRESIDENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES Z - 7, DADINHO, O SUPERINTENDENTE DO MPA -SERGIPE E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DA PESCA DA CIDADE DE LARANJEIRAS, JOSÉ CARLOS (POPULAR SOBÓ) NO 1º ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DO ESTADO DE SERGIPE, FOI REALIZADO NA CIDADE DE NEÓPOLIS, NO DIA 10 DE MARÇO DE 2014. UMA ORGANIZAÇÃO DA FEDERAÇÃO DE PESCADORES DO ESTADO DE SERGIPE.
PARABENIZANDO O PRESIDENTE DA FEPESE JOSÉ MARCOS PELA REALIZAÇÃO DO EVENTO.

' É A FEPESE EM BUSCA DE SOLUÇÕES"

segunda-feira, 17 de março de 2014

FEPESE VAI REALIZAR ENCONTRO REGIONAL DO RIO SÃO FRANCISCO.

OS PEIXES PESCADOS AINDA OVADOS APÓS A PIRACEMA.
A FEPESE – Federação de Pescadores do Estado de Sergipe NA BUSCA DE SOLUÇÕES esta articulando O ENCONTRO REGIONAL DO RIO SÃO FRANCISCO que acontecerá na cidade de Propriá no dia 25 de março de 2014 às 09:00 na Secretaria de Educação de Propriá, para debater sobre o tema: OS PEIXES PESCADOS AINDA OVADOS APÓS A PIRACEMA, com os diversos agentes que de alguma forma utilizam-se do manancial do Rio São Francisco no sentido de estamos nos reunindo para aprofundamento e debates sobre este assunto, diversas instituições estão sendo convidadas a exemplo de: CODEVASF, PREFEITURA MUNICIPAL DE PROPRIÁ E NEÓPOLIS, FEDERAÇÃO DOS PESCADORES, IBAMA, MINISTÉRIO DA PESCA, COMITÊ DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO, CHESF, INSTITUTO XINGÓ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, ENDAGRO, DPU, MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL, MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, dentre outros.

Deste encontro será formulado a CARTA DE PROPRIÁ em defesa dos interesses da natureza e da manutenção do Rio São Francisco no sentido da preservação dos peixes, a presença popular é importante para o debate e sugestões, Contamos com todos!.

domingo, 16 de março de 2014

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DOS PESCADORES JOSÉ MARCOS VISITA COLÔNIA DE PESCADORES E PESCADORAS.

"A FEPESE JUNTOS COM AS ASSOCIAÇÕES E COLÔNIAS DE PESCADORES DE SERGIPE, AVANÇANDO CADA VEZ MAIS".

O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ MARCOS, A PRESIDENTE DA COLÔNIA Z-9, SUZANETE. JUNTOS EM PROL DOS PESCADORES DE SERGIPE.
O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ 

MARCOS, A PRESIDENTE DA
 COLÔNIA Z-9, SUZANETE
O Presidente da Federação dos Pescadores de Sergipe - FEPESE, José Marcos, visitou na manhã do último sábado  (15), a Colônia de Pescadores Z-8 de Itaporanga D´juda, com o objetivo de tomar conhecimento das demandas e dos problemas que enfrenta a a Presidente da Colônia Z-9, o Presidente foi acompanhado pelos assessores da FEPESE. 
A visita foi na própria sede da Colônia Z-9, onde a Presidente Suzanete recepcionou de forma graciosa o Presidente José Marcos e os assessores da FEPESE, diversos assuntos foram abordados acerca dos problemas relacionados dos Pescadores e pescadoras da cidade. O Presidente José Marcos ouviu atentamente as solicitações da presidente da Colônia e se colocou a disposição para juntos resolver as demandas que vem afetando a gestão da colônia e a vida dos pescadores e pescadoras. 
O Presidente da FEPESE, parabenizou a presidente da colônia Z-9, “com muito orgulho vi uma colônia com uma organização voltada exclusivamente para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e pescadoras da Cidade de Itaporanga D´juda ”. Para a Presidente  a visita de José Marcos e sua assessoria jurídica e técnica  é fruto do bom trabalho que a diretoria vem fazendo ao longo destes anos. “agradeço ao presidente pelo reconhecimento de nosso trabalho, sempre levando em conta o bem-estar dos pescadores da nossa cidade”, afirma Suzanete. (Na foto ao lado o Presidente da FEPESE, José Marcos, a presidente da Colônia Suzanete e o Assessor Juridico da Fepese, Dr. Erhard) 

sexta-feira, 14 de março de 2014

1º ENCONTRO DOS PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE - VEJA AS FOTOS!

A FEPESE ORGANIZOU NO DIA 10 DE MARÇO DE 2014, PELO PERIODO MATUTINO, O PRIMEIRO ENCONTRO DOS PESCADORES E PESCADORAS DO ESTADO DE SERGIPE. VEJA AS FOTOS, PERESIDENTE DA FEPESE, JOSÉMARCOS.
 

"É A FEPESE EM BUSCA DE SOLUÇÕES"

EDUARDO LOPES SERÁ O NOVO MINISTRO DA PESCA




O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) assumirá o comando do Ministério da Pesca e Aquicultura, atualmente conduzido pelo também senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), de quem é suplente. Após dois anos no cargo, Crivella vai reassumir sua vaga no Senado.

A mudança faz parte do anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, na tarde desta quinta-feira. Outros cinco ministros também serão substituídos: do Desenvolvimento Agrário; das Cidades; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e do Turismo.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, atualmente ocupado por Pepe Vargas, será assumido pelo ex-presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, que já ocupou a pasta no governo Lula. Na pasta das Cidades, o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, substituirá o atual ministro Aguinaldo Ribeiro.

Clelio Campolina Diniz, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será o novo titular da Ciência, Tecnologia e Inovação no lugar de Marco Antonio Raupp.

Neri Geller, hoje secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, será o substituto de Antônio Andrade na pasta. Para o lugar de Gastão Vieira no Ministério do Turismo, a presidenta anunciou o gerente de assessoria internacional do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vinicius Nobre Lages.

Os novos ministros tomarão posse na próxima segunda-feira (17), às 17h. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a presidenta Dilma Rousseff agradeceu a dedicação e o empenho dos seis ministros que estão saindo e disse que eles continuarão contando com seu apoio e confiança.

Esta é a segunda etapa da reforma ministerial, iniciada por Dilma há pouco mais de um mês. Gleisi Hoffmann, Alexandre Padilha e Helena Chagas saíram, respectivamente, da Casa Civil, da Saúde e da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Aloizio Mercadante assumiu o lugar de Gleisi e foi substituído na Educação por José Henrique Paim. Já a pasta da Saúde foi ocupada por Arthur Chioro, e Thomas Traumann assumiu a Secom.

Os membros do primeiro escalão começaram a deixar seus cargos para se candidatar às eleições de outubro deste ano. No dia 5 de outubro, será realizado o primeiro turno das eleições para presidente da República e governadores dos estados, e serão eleitos senadores e deputados. Quem deseja participar do próximo pleito deve deixar seu posto até 5 de abril, segundo as regras eleitorais.

Com informações da Agência Brasil

quinta-feira, 13 de março de 2014

FEPESE, IBAMA E MPA. SE REÚNEM EM DEFESA DA NATUREZA A FEPESE PROVOCOU A REUNIÃO, OS PEIXES ESTÃO OVADOS!

REUNIÃO COM OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA PESCA E MEIO-AMBIENTE NO ESTADO.
CRISTINA  DA ASSOCIAÇÃO DO POVOADO FAZENDA NOVA DA CIDADE DE PACATUBA, COLÔNIA Z 8 PRÓPRIA. MARIA ZILDA DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES PESCADORAS DE NEÓPOLIS, DADINHO DA COLÔNIA Z 7 DE NEÓPOLIS, FAUSTO DA COLÔNIA DE NEÓPOLIS, JOSÉ MARCOS DA FEPESE, Dr. MANOEL RESENDE, SUPERINTENDENTE DO IBAMA, CONCEIÇÃO DA COLÔNIA Z 16, BREJO GRANDE E Dr. ERHARD, ASSESSOR JURÍDICO DA FEPESE, PARTICIPOU TAMBÉM DA REUNIÃO O SUPERINTENDENTE DA PESCA EM SERGIPE.
A FEPESE preocupada com a quantidade de peixes que esta sendo capturados no baixo São Francisco, informação recolhida no “I ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE: EM BUSCA DE SOLUÇÕES”, esta informação foi colhida das Colônias e Pescadores da Região, como o período de defeso encerrou-se no final de fevereiro e agora estando permitida a pesca tem sido encontrado nas redes um grande número de peixes ainda sem desovar, porém como depois de capturado a condição de resgate é muito difícil e quando se coloca as redes não se sabe o que irá conseguir alcançar, a comunidade de pescadores que é consciente e vem buscando preservar a natureza  demonstrou a sua preocupação com o assunto e José Marcos Presidente da FEPESE não hesitou em comunicar o fato ao IBAMA que há algum tempo já havia feito um estudo sobre este assunto.

O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ
MARCOS E O Dr. ERHARD
O Superintendente do IBAMA, Dr. Manoel Resende, extremamente solicito e preocupado com os assuntos naturais, convocou uma reunião em sua sede na tarde do dia 12/03 para debates, onde foram convidados as diversas colônias e associações representativas da região além do Superintendente da Pesca em Sergipe e a Federação de Pescadores. Os representantes apresentaram as informações sobre o que tem preocupado por encontrado ao longo do Rio São Francisco (baixo), peixes ovados, depois foi explanado sobre o assunto os Técnicos do IBAMA explanaram sobre os estudos que já fizeram na região. Como tem sido recorrente a informação de peixes ovados deverá se aprofundar nos detalhamentos para que depois de debatido e se for entendido a necessidade far-se-á a continuidade deste estudo e se for tecnicamente provado poderá ser modificado o período de defeso, afirmou Manoel Resende - Superintendente do IBAMA. 
A compreensão geral é que muitas situações podem ser decorrentes da artificialidade provocada pelo ser humano, como as barragens das hidroelétricas e a diminuição da vazão do rio, o avanço das aguas salgadas e ainda a proximidade das populações ribeirinhas, mas o pescador esta atento e mostrou a sua condição de participe neste processo, disse José Marcos (FEPESE).   
  

quarta-feira, 12 de março de 2014

PRESIDENTE DA FEPESE, DISCURSA NO 1º ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE. VEJA O VIDEO!

O O EVENTO FOI REALIZADO NO DIA 10 DE MARÇO DE 2014, NA CIDADE DE NEÓPOLIS, COM O APOIO TOTAL DO PRESIDENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-7, DE DADINHO,
)
o presidente falou da importância dos Pescadores do Estado de Sergipe, e agradece a todos.

CAPITÃO DOS PORTOS DE SERGIPE PARTICIPA DO 1º ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE. VEJA O VIDEO!

NA CIDADE DE NEÓPOLIS, A FEPESE REALIZOU O EVENTO E A MARINHA DO BRASIL PROMOVEU PALESTRA SOBRE AMAZÔNIA AZUL, SEGURANÇA NO MAR E OS CURSOS PROMOVIDOS PELA MARINHA EM SERGIPE.

O Presidente da FEPESE, José Marcos, convidou o Capitão dos Portos de Sergipe, Capitão de Fragata, PENONI,  para uma palestra no 1º ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE, na Cidade de Neópolis, no dia 10 de março de 2014, centenas de Pescadores e Pescadores, compareceram no evento e ouviram as orientações da autoridade marítima, os problemas mais frequentes que os pescadores estão enfrentando no momento, o capitão também falou da segurança no mar e da documentação das embarcações que transitam em toda área e sobre o projeto da Marinha "AMAZÔNIA AZUL". com a participação do Capitão Tenente, Vieira, do Tenente Pereira e do Sargento Reis.
OFICIAL DA MARINHA DOS BRASIL, TENENTE PEREIRA, NA PALESTRA.
O CAPITÃO TENENTE DA CAPITANIA DOS PORTOS, VIEIRA, PALESTRANTE DO ENCONTRO DA FEPESE.
O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ MARCOS E O CAPITÃO DOS PORTOS DE SERGIPE, CAPITÃO DE FRAGATA, PENONI
Para o Presidente da FEPESE, José Marcos,  essa atenção dada aos profissionais do mar, fortalece a classe que nunca tiveram tanta aproximação com a Capitania dos Portos de Sergipe, principalmente quando se recebe orientações e cursos profissionalizantes da Marinha do Brasil, a Gestão da FEPESE vai continuar  avançando pra Valer acredita e valoriza os pescadores e Pescadores do Estado de Sergipe.

É A FEPESE, A BUSCA DE SOLUÇÕES.

segunda-feira, 10 de março de 2014

FEPESE REALIZOU O 1º ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE, COM GINÁSIO LOTADO.

O evento foi Sucesso total com centenas de participantes em Neópolis. "é duzentos anos em dois!
OS PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE LOTARAM A QUADRA DE ESPORTE,
O MAIOR EVENTO DA PESCA NO ESTADO DE SERGIPE,
A cidade de Neópolis - Sergipe, sediou, no dia 10 de março de 2014, o 1º Encontro de Pescadores e Pescadoras do Estado de Sergipe, Regional. O evento foi realizado na Quadra de Esporte Walter Oliveira , que ficou completamente lotada de pescadores e pescadoras de várias cidades da região do Baixo do São Francisco, além de contar com a presença de diversas autoridades. 
O pres. da Fepese, Marcos e o CF Penoni
Organizado pela Federação de Pescadores do Estado de Sergipe e pela Colônia dos Pescadores da Cidade de Neópolis Z-07, o encontro buscou a interação entre as Colônias de pescadores e pescadoras , diretores, conselheiros, representantes de diversos municípios, pescadores associados e autoridades políticas, civis e militares ligadas à pesca. Também teve como objetivos: promover a estrutura organizacional da pesca e Buscar soluções pra o setor, e os temas abordados foram: Palestra da Marinha sobre o Projeto Amazônia Azul, segurança das embarcações, Cursos promovidos pela Capitania dos Portos de Sergipe, Recadastramento, benefícios da Previdência Social, Plano Safra, Habitação popular, Imposto Sindical e debates com os presentes.
A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da FEPESE, José Marcos, O Capitão dos Portos de Sergipe, o Capitão de Fragata, Penoni, o Superintendente da Pesca em Sergipe, Eriberto, O Vereador de Neópolis e Presidente da Z-7 Dadinho, O Advogado da FEPESE Dr. Erhard, o Secretário Municipal da Pesca de Laranjeiras, Sabó, A Presidente da Colônia de pescadores de Itaporanga d´juda Z-9, Suzanete, a AssisteTENNnSocial da FEPESE, Renata e Jorge da Força Sindical. o Chefe cerimonial foi Givaldo Silva
PRONUCIAMENTOS!
O pronunciamento de abertura foi feito pelo Presidente da FEPESE, José Marcos, que deu as boas-vindas a todos e salientou a importância do 1º Encontro Pescadores e Pescadoras de Sergipe em parceria com as Colônia de Pescadores Z-07, Z-8, Z-16, Z-20, Z-22, Z-23, Z-24, Z-25 E Z-26 para a realização do evento. (

O Capitão dos Portos de Sergipe, CF, Penoni, aproveitou seu discurso para agradecer o convite e falar os trabalhos realizados pela Marinha do Brasil no Estado de Sergipe, e falou da importância da Segurança no mar entre outros assuntos.

Após o pronunciamento do Capitão dos Portos de Sergipe, O superintendente da Pesca, Eriberto, falou sobre a atuação do órgão e ressaltou a importância da parceria com a FEPESE e as Colônias e associações de Pescadores de Sergipe, para a realização dos trabalhos do Ministério.

O , Presidente da Colônia Z-7 e Vereador de Neópolis, Dadinho, abordou sobre as políticas implantas da pesca no Estado de Sergipe. Ele também quer viabilizar projetos para os Pescadores junto com a FEPESE, que irão fomentar o desenvolvimento profissional dos Pescadores. E parabenizou o O Presidente da FEPESE e todos os presentes.

A representante das Mulheres, a presidenta da Colônia de Z-9, Suzanete também se pronunciou e enfatizou a relevância de eventos dessa natureza para debater os interesses coletivos e também em lamentou a ausência de um representante do IBAMA no evento e também falou da importância da Mulher na Pesca Sergipana e parabenizou as todas as mulheres

VICE-PRES. ALEXANDRE, FS-SE
O Vice-presidente da Força Sindical em Sergipe Alexandre Delmondes, falou sobre a importância da organização das Colônias que já tem status de Sindicato através da sua federação (FEPESE) e da CENTRAL (FORÇA SINDICAL), para encapar as suas demanadas frente ao governo federal, Estadual e Municipal. 
Já o presidente da Federação de Pescadores do Estado de Sergipe, José Marcos, destacou alguns direitos e deveres dos pescadores no exercício da profissão e parabenizou a todas as Colônias presentes no evento, demonstrando a força e a união da categoria.

O prefeito Aminthas Diniz, esteve presente no local e colocou a administração municipal à disposição de todos os órgãos ligados à pesca e salientou que está aberto a parcerias com as entidades da área de Trabalho e Emprego para que, juntos, possam oferecer melhores condições de emprego e renda para a população.

Logo após houve os ciclos de palestras.

Ao final do encontro, o presidente da FEPESE, José Marcos, ressaltou que os objetivos propostos para o evento foram atingidos e agradeceu a presença de todos. Ele anunciou que futuramente acontecerá mais 3 encontros regionais no Estado de Sergipe que serão organizados pela FEPESE e as Colônias de Pesca das regiões. E convidou todos os presentes para o almoço, oferecido pela FEPESE.

quinta-feira, 6 de março de 2014

CONVITE PARA O 1º ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE. "A BUSCA DE SOLUÇÕES"

FEPESE VAI REALIZAR O 1º ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE. VEJA O CARTAZ!

O EVENTO SERÁ REALIZADO NA CIDADE DE NEÓPOLIS COM O APOIO DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-7 COM AS DEMAIS COLÔNIAS DA REGIÃO. 

PRONATEC AMPLIA O NÚMERO DE VAGAS NOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PESCADORES E AQUICULTORES.



Este ano serão ofertadas mais de onze mil vagas
O Ministério da Pesca e Aquicultura e o Ministério da Educação vão ampliar o número de vagas para pescadores e aquicultores nos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC. Neste primeiro semestre serão disponibilizadas 11.217 vagas em 23 estados. Já no segundo semestre, a previsão é de que todos os estados sejam contemplados.

Serão ofertadas vagas em 18 modalidades de curso entre eles estão: condutor de turismo de pesca; criador de peixes em tanque rede; criador de peixe em viveiros escavados; marisqueiro; operador de beneficiamento de pescado; aquicultor; operador e mantenedor de embarcações de pesca artesanal; pescador artesanal de água doce; pescador artesanal de ambiente marinho; pescador profissional; piscicultor; preparador de pescado; redeiro; técnico em aquicultura; técnico em equipamentos pesqueiros; técnico em pesca; técnico em recursos pesqueiros e técnico em processamento de pescado.

Os cursos são gratuitos e ministrados nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT. Os interessados precisam comparecer a Superintendência da Pesca e Aquicultura em seu estado para solicitarem as inscrições. 

Segundo o diretor da Pesca Artesanal do MPA, Henrique Almeida, essa medida ajudará a reduzir a carência destes setores com relação à qualificação profissional. “Ampliar o número de vagas é dar oportunidade para os trabalhadores ampliarem seus conhecimentos com relação ao desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado”, afirmou.

Desde 2012, o Pronatec vem oferecendo cursos de formação inicial e continuada para pescadores e aquicultores. Em 2013, foram ofertadas 612 vagas em 9 estados. A meta para 2015 é chegar a 40 mil em todo o país.

fonte: http://www.mpa.gov.br